“É pela graça de Deus que uma congregação é autorizada a se reunir visivelmente neste mundo para compartilhar a Palavra e os sacramentos de Deus. Nem todos os cristãos recebem essa bênção. Os aprisionados, os doentes, os solitários dispersos, os pregadores do evangelho em terras pagãs estão sozinhos. Eles sabem que a comunhão visível é uma bênção. Portanto, permita que àquele que até agora tem tido o privilégio de viver em vida comum cristã com outros cristãos, louvar a graça de Deus do fundo do seu coração. Permita-o agradecer a Deus de joelhos e declarar: É graça, nada mais que graça sermos autorizados a viver em comunidade com irmãos cristãos” – (Dietrich Boenhoffer).

Como afirma Boenhoffer, a existência de uma igreja local é uma dádiva de Deus, é manifestação da Sua graça. No dia 20/03, nossa querida ‘XV’ completa seu 34º aniversário de organização eclesiástica. São mais de três décadas pregando a Palavra de Deus, sendo agência do Reino, espargindo a luz do Evangelho, conduzindo pecadores ao arrependimento e à nova vida em Cristo.

Somos uma comunidade promissora, com todos os requisitos para prosseguir firme no exercício do seu ministério; somos uma igreja jovem, alegre, vibrante, acolhedora, fiel às Escrituras, que goza de bom conceito na comunidade à sua volta. Presb. Rosinaldo, meu interlocutor no processo de transição pastoral, me disse duas coisas em 2017 que chamaram minha atenção: primeiro, “eu moro há cinco anos em Barueri, a 70 km da igreja, e continuo membro da ‘XV’”. E especialmente esta palavra: “Eu acredito nesta igreja”.

Hoje, na liderança da ‘XV’ há quatro anos e dois meses – embora pareça muito mais tempo – percebo sinais da graça do Eterno em nosso meio, que me levam a acreditar ainda mais na ‘XV’. Deus está conosco; eu acredito na ‘XV’… E você? Acredita realmente em sua igreja? Acredita que o Espírito Santo está entre nós, movendo-se com poder e graça, transformando vidas em discípulos de Jesus?


Pr. Marcos Antônio Almeida Paixão

O autor é bacharel em teologia pelo Seminário Teológico Batista do Norte, especialista em Plantação e Revitalização de Igrejas pelo Seminário Presbiteriano do Sul, aluno do curso M. Div. pelo Centro Presbiteriano de Pós-graduação Andrew Jumper e pastor da Igreja Presbiteriana em Parada XV de Novembro.

Se gostou desse artigo que tal conferir esses outros?