Organizada em 20.03.1988, nós estamos comemorando 37 anos de organização como Igreja, mas a nossa história começou muito antes disso e com valiosas contribuições de inúmeros servos de Deus.

Conheça um pouco da nossa História lendo o texto a seguir: No dia 21 de maio de 1972, teve início o trabalho presbiteriano no Bairro Parada XV de Novembro, São Paulo, SP, por proposta de Alcírio Justino Pereira, sócio da União Presbiteriana de Homens (UPH) da I. P. Guaianazes. O Sr Alcírio propôs a criação de um Ponto de Pregação no bairro de Parada XV de Novembro, que funcionaria em sua própria residência à rua 1° de maio, nº 02, e a UPH da I. P. Guaianazes decidiu que os cultos fossem realizados aos 3º domingos de cada mês, no horário das 15 horas

O primeiro culto foi realizado dia 21/05/1972, cujo dirigente e pregador foi o Vice-Presidente da UPH da I. P. Guaianases, Presb. José Assis do Nascimento, que leu o texto bíblico de Mateus 24.36-44, refletindo a respeito da volta do Senhor Jesus Cristo, e 33 pessoas estavam ali presentes. Em 23 de setembro de 1972, teve início a EBD do Ponto de Pregação com a matrícula de 20 alunos, sendo 11 adultos: Manoel Gomes Santana, Israel Ferreira de Melo, Alcírio Justino Pereira, Florinda Ananias de Freitas Pereira, Ozias Pereira, Mairy de Freitas Pereira, Leny de Freitas Pereira, Neuza Pereira, Regina Maria Dam, Keila Maria Marcondes, Valdelice Obara, e nove crianças: Osny Justino Pereira, Osmar Justino Pereira, Alcir Justino Pereira, Celso Justino Pereira, Valter de Oliveira, Valdemir de Oliveira, Valdemar de Oliveira, Valdinete de Oliveira e Otoniel Obara. A EBD foi dividida em 2 classes: a classe Abraão dos adultos, com 11 alunos, e a classe Joás das crianças, com nove alunos, totalizando vinte alunos.

No domingo 30/07/1973, registrou-se a presença do Rev. Abel José de Paula, que pregou a mensagem: “O Desafio da Seara”, e foram matriculados mais dez alunos, entre adultos e crianças, resultando na formação de mais uma das classes, que atenderia os jovens, denominada “Firmes em Cristo”. Na residência do Sr. Alcírio o Ponto de Pregação ficou até dia 30/04/1974.

Do dia 01 de maio de 1974 a 28 de fevereiro de 1975, o Ponto de Pregação passou a funcionar à Rua Caramuru, n° 24, na residência do Sr. José Timóteo dos Santos, sua esposa Egídia Carvalho dos Santos, e suas filhas Hilda dos Santos e Leonor do Santos, os quais deram valiosa colaboração ao Ponto de pregação, cedendo a residência e um salão ao lado, onde se passou a realizar os cultos aos domingos à noite, não sendo mais necessário deslocar os irmãos citados acima, para os cultos da sede, a I. P. Guaianazes. De 02 de março de 1975 a 27 de fevereiro de 1977, o Ponto de Pregação mudou-se para um salão alugado à rua XV de Novembro, n° 43, e a partir desta data o Conselho da I. P. Guaianazes transformou o Ponto de Pregação em Congregação Presbiteriana de Parada XV de Novembro, e nomeou o Pb. Manoel Gomes Santana para Diretor da Congregação.

Em 1975 foi organizada a Sociedade Auxiliadora Feminina (SAF) da Congregação Parada XV de Novembro, e foram arroladas como sócias fundadoras as irmãs Egídia Carvalho dos Santos, Florinda Ananias de Freitas Pereira, Natalina Ribeiro, Ananias Clara, Hilda do Santos, Leonor dos Santos e Nariel Lima de Oliveira. Ressalta-se que a primeira Santa Ceia do Senhor na Congregação de Parada XV de Novembro foi celebrada pelo Rev. Carlos Bizeneck, no dia 06 de julho de 1975. Em 1976 foi Diretor da Congregação de Parada XV de Novembro o Pb. Paulo de Oliveira, e no dia 15 de fevereiro do mesmo ano, o Rev. Daniel Mariano da Silveira, celebrou a Santa Ceia do Senhor, e a partir de então, enquanto esteve no pastorado da I. P. Guaianazes, marcou sua presença como amigo irmão e pastor nas peregrinações da Congregação da Parada XV de Novembro.

De 21 de novembro de 1976 organizou-se a União Presbiteriana de Homens (UPH) da Congregação de Parada XV de Novembro, e os sócios fundadores foram: Alcírio Justino Pereira, José de Assis do Nascimento, Silas Pereira, Ozias Pereira, Jorge Cardoso de Oliveira e Tadeu Simão Ribeiro. No período de 28/02/1977 a 10/08/1980, a Congregação de Parada XV de Novembro, devido ao aluguel elevado, e dificuldades financeiras da I. P. Guaianazes, voltou a se reunir na residência do Sr. Alcírio Justino Pereira. Mesmo assim a Congregação continuou firme; em 26/07/1977 foi organizada a União de Mocidade Presbiteriana (UMP) com os sócios fundadores: Leny de Freitas Pereira, Mairy de Freitas Pereira, Osny Justino Pereira, Vera Lúcia Leite Ribeiro, Antônio Carlos Ribeiro, Francisco Leite Ribeiro, Isabel Fidelis de Souza, Hamilton dos Santos, Humberto dos Santos, Damaris do Santos, Nancy Rosa Moncaio Silva. No dia 11/08/1980 a Congregação mudou-se para um salão alugado, na Rua Ibiajara, n° 257. Por ser pequeno, mudou novamente para outro local em 28/02/1981, uma casa alugada ao Sr. Antônio Carlos Bueno, na Rua Juçaral n° 597, e ali ficou até 20/11/1985. Nesse período a I. P. Guaianazes, junto com as contribuições da Congregação de Parada XV de Novembro, adquiriu o terreno da Rua Jucupema  nº 149, e a Congregação passou a ter sede própria. Construiu-se um salão de culto, onde depois foi a moradia da antiga zeladora da igreja. De janeiro de l981 a dezembro de 1982 o seminarista Cleander Vieira Heiderich foi designado pelo Conselho da I. P. Guaianazes para trabalhar na Congregação, sendo este período muito importante para o seminarista, bem como para a Congregação, que crescia mais e mais pela graça Deus.

Nesse contexto, a I. P. Guaianazes solicitou a organização da Congregação da Parada XV de Novembro ao Presbitério Leste Paulistano, que marcou o dia 20/03/88 para organização da Igreja Presbiteriana em Parada XV de Novembro. O trabalhou desenvolveu-se pela graça do Senhor, que usou como seus instrumentos os irmãos citados acima, que congregaram, sustentaram e se mantiveram firmes ao evangelho verdadeiro. Além deles, agradou ao Deus enviar seus servos pastores para cumprirem seus ministérios nesta Igreja: Rev. Abel José de Paula; Rev. Carlos Bizeneck; Rev.Daniel Mariano da Silveira; Rev. Isaias Sales; Rev. Marcos Nicolli Nápoles, Rev. Ariovaldo que, junto com o Conselho da I. P. Guaianazes, organizou a Congregação em igreja. A partir daí, presidiram a I. P. Parada XV de Novembro os pastores: Rev Diomar Vaini, Rev Paulo César de Oliveira, Rev Mário Sérgio Batista, Rev.Enos Moura, Rev. Edson Pereira Lopes, Rev. Cleander Vieira Heiderich, Rev. Laércio Máximo, e atualmente o Rev. Marcos Antônio Almeida Paixão, Rev. Weissan dos Santos Souza. A igreja investiu na formação de dois pastores: Carloman Vieira Heiderich e Marco Antonio Teixeira.

Há muito por fazer, mas podemos declarar como Samuel “até aqui nos ajudou o Senhor”, e como o apóstolo Paulo: “Estou plenamente certo de que aquele que começou a boa obra em vós, há de completá-la até o dia de Cristo”. A Nossa gratidão a todos os irmãos que deram sua valiosa contribuição para o bem da igreja no passado. Somos gratos aos presbíteros, diáconos, superintendentes, professores, presidentes das sociedades internas e a todos os membros que por aqui passaram deixando marcas valiosas e contribuições para o bem-estar da Igreja de Cristo. A você, querido irmão e irmã, que faz parte da vida e história da nossa querida “XV”, a nossa eterna gratidão.

Amados irmãos, nossa História é maravilhosa! Esperamos que como os irmãos do passado contribuíram na Obra do Senhor, que nós também possamos dar a nossa contribuição para o crescimento da “XV”, pois “quem ama faz algo em prol de”. DEPOIMENTO de Elias Vieira dos Santos: A Igreja Presbiteriana em Parada XV de Novembro; em minha opinião foi,é e será; sem sombras de dúvidas, fonte de bênçãos para muitas vidas, sou muito grato a amada igreja por todas as construções e contribuições que ao longo destes anos causaram em minha vida.’’ Igreja Presbiteriana em Parada XV, simplesmente uma aliada de Deus no bairro e em nossas vidas”  AMÉM