É comum vermos mensagens de “ano novo” que levam as pessoas a sonhar com situações perfeitas, com empregos excelentes, com uma família muito feliz, cujos relacionamentos são saudáveis e as suas conquistas estão sendo realizadas. Nada contra a empolgação e os sonhos auspiciosos; nada contra os planos detalhados e bem elaborados; nada contra o desejo e a busca da felicidade!

No entanto, como seguidores do “Cordeiro Santo”, o Filho do Deus vivo, não podemos esquecer a nossa identidade, a nossa missão e os valores que norteiam a nossa vida. É importante termos boas expectativas quanto ao ano que se avizinha, mas é fundamental lembrar sempre que somos peregrinos neste mundo, que estamos “aqui” de passagem e que aspiramos a Pátria Celestial (Hb 11.16).

É muito superficial desejar que as coisas mudem, que os problemas sejam resolvidos e que os infortúnios da vida não mais nos atinjam, e esquecer que somos soldados alistados no exército de Jesus Cristo, que enfrentam uma guerra cruenta e ininterrupta, cuja missão neste mundo é fazer discípulos do nosso SENHOR. O céu é a nossa parada final. Não é prudente criar “raízes” profundas neste mundo!

Na verdade, muito mais importante do que a transformação de circunstâncias que consideramos adversas, é a transformação do nosso coração teimoso, rebelde e obstinado. Por essa razão, eu lhe desejo um ano novo maravilhoso, no qual TUDO SEJA NOVO, especialmente suas atitudes. Eu lhe desejo um ano especial, no qual você ouça a voz do SENHOR e coloque em prática os Seus mandamentos:

Ele te declarou, ó homem, o que é bom e que é o que o SENHOR pede de ti: que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus

Miquéias 6: 8

Eis aqui uma excelente “receita” para a felicidade: praticar a justiça, amar a misericórdia e ser humilde diante de Deus. Todos nós temos, diante de nós, escolhas a serem feitas diariamente, no tocante ao nosso estilo de vida: podemos viver com base nos valores “debaixo do sol”, ou seja, ignorando o SENHOR e sua Palavra; ou viver com base nos valores “acima do céu”, conforme a vontade santa do Deus santo!

Deus abençoe ricamente a sua vida. Feliz 2022!


Pr. Marcos Antônio Almeida Paixão

O autor é bacharel em teologia pelo Seminário Teológico Batista do Norte, especialista em Plantação e Revitalização de Igrejas pelo Seminário Presbiteriano do Sul, aluno do curso M. Div. pelo Centro Presbiteriano de Pós-graduação Andrew Jumper e pastor da Igreja Presbiteriana em Parada XV de Novembro.

Se gostou desse artigo que tal conferir esses outros?